quarta-feira, 22 de junho de 2011

Revoltante




Se há coisa que me tira do sério é a falta de respeito que a classe médica tem pela saúde dos seus pacientes! O post da Dina, foi só mais um exemplo de muitos que me batem à porta. Eu sou técnica de saúde e infelizmente são muitas as pessoas que chegam até mim com queixas similares a esta. O meu primeiro pedido é faça queixa, não se cale. Se o médicos não tem respeito por aquilo que é mais precioso, a saúde, porque é que haveremos de ter respeito por eles.... ora aí está... não é respeito que nós temos, é medo... Muitas pessoas não se queixam porque tem medo, ou porque partem logo do princípio de que não serve de nada! Não podemos pensar assim, temos que agir, fazer algo, nem que seja pela nossa dignidade, ou pela dignidade e sofrimento daqueles que amamos. 
Será que nós andamos a criar e a sustentar uma classe médica burra e insensível. Porque é que notas altas são o principal requisito para se entrar num curso de medicina??? Serão os altos conhecimentos intelectuais sinónimo de bons e rápidos diagnósticos??? Não! 
Para mim, só será bom médico quem for um bom ser humano... pois ser médico, não é só pedir exames e fazer diagnósticos... é ser um bom ouvinte, é conhecer bem todo o comportamento e postura do paciente, é conseguir colocar-se no lugar do outro! E não me venham com tretas de que se tem que manter um certo distanciamento, que se tem que ser imparcial... blá...blá... porque ser-se humano e respeitar as emoções dos outros nunca fez mal a ninguém.
Eu trabalhei imenso tempo na área da oncologia e sei bem o que muitas pessoas passaram antes de chegarem a mim...  Um médico não deve brincar com o medo, nem com a dor de ninguém, muito menos desvalorizá-lo. Uma paciente minha, que infelizmente já cá não está, um dia veio ter comigo muito triste e disse-me que o seu médico lhe tinha tinha dito para ela não ter medo de morrer de cancro, pois era mais provável segundo as estatísticas, que pudesse morrer atropelada na passadeira.... Digam-me lá se isto é coisa que se diga a alguém que soube que tinha cancro e que estava assustada e com medo de morrer. Eu até percebo o que o médico quis dizer, mas não é assim que diz! E como estas, muitas mais.
Eu já perdi um emprego estável e muito bem remunerado por não querer compactuar com faltas de respeito e maus tratos emocionais a idosos... Para mim é inconcebível que se trate um idoso como alguém que já não tem vontade própria, nem sentimentos... Estive nessa instituição durante nove meses e não aguentei... a minha sanidade mental e emocional não aguentou... Quando fiz queixa, disseram-me que não podiam fazer nada...pois era uma instituição bastante influente e que tratava muito bem os idosos. Sim, tenho que admitir que a nível da alimentação e higiene era excelente, mas e o resto? O respeito pelos valores, pelos sentimentos e angústias das pessoas... Infelizmente são essas, que quando desvalorizadas fazem os nossos idosos morrer mais depressa.
Voltando à classe médica, eu prefiro comer sopa durante um mês (maneira de dizer) e ter dinheiro para recorrer ao privado, do que ter que recorrer ao público. Posso até estar a ser injusta com alguns médicos, pois nem todos são iguais, porém e infelizmente os bons médicos no sector público são uma pequena minoria. 
Hoje para se ter respeito, atenção, comodidade, preocupação, um diagnóstico minimamente credível e uma intervenção rápida é preciso pagar-se. 

1 comentário:

Dina disse...

Bem, não podia ter dito melhor. Infelizmente a verdade é que de nada vale uma pessoa queixar-se. Quando aconteceu a fuga de sigilo médico reclamei e fui contactada pela Directora do Hospital. E perguntaram-me se queria seguir para Tribunal? Querer até queria. E dinheiro? Pois. O que lhe pedi foi que transmitissem internamente o que aconteceu para proteger as outras pessoas. Não sei se chegou sequer a acontecer...