sexta-feira, 24 de junho de 2011

O desfralde do F.


O F. já tem três aninhos e decidimos que era altura de iniciarmos o processo de tirar a fralda. O ano passado tentámos, mas ele ainda não aceitava bem a sanita, não gostava de se sentar nela, nem no penico. 
Decidimos então que ainda era cedo e que este ano ele já tinha outra maturidade e seria mais fácil. 
Assim que começou a fazer mais calor, decidimos começar a tirar a fralda, vestir-lhe a cuequinha e de 45m em 45m levá-lo à sanita. Optámos por utilizar só a sanita. Comprámos o adaptador mais o degrau e pusémos o penico de lado, pois não é nada confortável.

Estava tudo a correr muito bem, quando um dia andava ele na varanda sem cuequinha, quando o M. se vira para mim e pergunta: "será que os cães não poderão comer a pilinha ao F?". Eu desatei a rir, mas não me apercebi que o F. estava atrás de nós a ouvir a conversa. Nós temos dois cachorros pequenos, super meigos com os quais o F. anda sempre a brincar. E os animais não lhe fazem mal nenhum, por vezes até fogem do miúdo.... mas o M. estava mesmo muito preocupado com a pilinha do F. e estava sempre a afastar o miúdo. lol O complexo de Édipo do M. não deve ter sido muito bem resolvido! lol 

Alguns dias depois desta situação, quando estava a tirar a fralda da noite ao F. ele recusou-se a vestir as cuequinhas... Eu disse-lhe que ele já eram um menino crescido, que não tinha idade para usar as fraldas, que estava muito calor, que era tão bonito quando ele fazia xixi na sanita... BláBláBlá... NADA! Não quis as cuecas e só pedia a fralda. Perguntei-lhe porque é que ele não queria vestir as cuecas... e a resposta foi... porque os cães podem comer-me a pilinha... PRONTO!!! Já estava tudo estragado....

Fiquei mesmo chateada com o M.... pois ele tinha sido o culpado desta situação toda! A adaptação estava a correr tão bem e não era necessário criar medos ao miúdo.
Ainda tentei de tudo para conseguir tirar-lhe a fralda, mas nada... até que desisti e decidi que ia deixar que ele próprio senti-se a necessidade de tirar a fralda e de fazer o seu xixi e cócó na sanita.

A meio da semana passada o F. tirou os calções e a fralda, e pediu para ir à casa de banho fazer cócó. Levámo-lo e ele quis que ficássemos lá com ele :) Correu tudo bem! A partir daí e até hoje, nunca mais fez cócó na fralda.... 
Relativamente ao xixi, se não tiver fralda, já vai fazer quando tem vontade, mas ainda continua a pedir a fralda. Nós pomos e vamos tirando ao poucos para não força-lo. Não queremos que ele regrida novamente. 
Porém acho que temos muita sorte, pois toda a gente nos diz que o cócó é sempre o mais difícil de treinar.... e no caso do F. foi o mais fácil.

Agora é só ter paciência e esperar que ele encontre o seu próprio timing....

P.S. A criança da imagem ilustra bem o F., pois ele também leva sempre o seu livro ou uma revista para ler na casa-de-banho! lolol

Sem comentários: