terça-feira, 5 de julho de 2011

"O que Ele está a pedir, é um irmãozinho"


Esta foi a frase de eleição deste fim-de-semana... E eu não gostei muito! Desde quando um irmão resolve as birras, as traquinices e os mimos do outro? Eu passo-me com estas observações de senso comum e o pior é que muita gente pensa assim. Eu não me importo nada que o meu filho faça birras (fazem parte do desenvolvimento e até são saudáveis), não me importo das suas traquinices (as crianças demasiado sossegadas assustam-me e essas sim, são motivo de preocupação) e muito menos me importo que seja mimado! O mimo e os afectos nunca fizeram mal a ninguém, muito pelo contrário, são a fonte da vida e do amor. E é normal que ele seja mimado, foi o primeiro filho, o primeiro neto, bisneto e sobrinho (do meu lado da família), por isso é perfeitamente normal que tenha todas as atenções. Não é uma criança egoísta, nem mal educada... todavia não faz fretes a ninguém. Não anda sempre colado a dar beijinhos, a dar festinhas, a dizer gosto muito de ti.... ele dá e diz quando lhe apetece. O que mais me enerva são aquelas crianças sonsas! Que ao pé dos pais não partem um prato, mas depois mal estes viram as costas, tornam-se numas autênticas pestinhas. Mas pronto, é dessas que toda a gente gosta.
De momento dar um irmãozinho ao F. está completamente fora de questão! Será que as pessoas pensam que atrás de um tem que vir logo outro? Infelizmente a vida não está para isso e um filho é uma grande responsabilidade financeira. Claro que o dinheiro não é o mais importante na educação de uma criança, mas ajuda muito. E eu sempre defendi que quando se tem um filho, todas as suas necessidades básicas tem que ser satisfeitas com qualidade, isto é, um bom pediatra, vacinação, alimentação (quando é necessário leite de fórmula) fraldas/produtos de higiene de qualidade, acessórios e brinquedos que promovam a segurança do bebé... etc. Tudo isso custa muito dinheiro!
Gostava de dar um irmão ao F., pois não gosto de filhos únicos.... mas daí a desatar a ter filhos também não! E jamais poria um filho no mundo para simplesmente dar uma "ensinadela" no F. (sim, porque ele tem que entender que os mimos não são só dele!! Dahhh). Talvez daqui a uns aninhos, quando o F. for maior, mais independente e também quando perceber que um não substitui o outro! Sim, embora muitos pais digam que os filhos mais velhos aceitaram bem os irmãozinhos... há por aí muitas crianças traumatizadas. 
Para concluir, eu também ainda não estou preparada para ser mãe outra vez. Acho o F. ainda precisa muito da sua mãe e do seu pai... eu sei que ele vai precisar sempre.... mas não sei como explicar.... ele ainda é o nosso bebé  (sim, também sei que o vai ser sempre!:)) Se fosse ter outro filho agora ia sentir que estava ser egoísta e má para o F. 
Não sei como explicar, mas parecia que estava a substitui-lo... é uma coisa estranha. Ele preenche-nos tanto, ocupa-nos tanto, dá-nos tanto, que ao ter que partilhar o tempo, que já parece tão pouco para ele, com outro bebé, acho que iria ser um acto de egoísmo da nossa parte. Enfim é um sentimento complicado de se explicar... mas é assim que eu sinto.

Assim sendo, o irmãozinho vai ter que esperar.... que o F. cresça mais um pouco e que a situação económica do país também melhore um bocadinho. Sim, porque embora o amor seja o melhor e maior alimento que se pode dar uma criança, o dinheiro também faz muita falta. 

P.S. Até porque agora o que eu gostava mesmo era de adoptar! Adorava que o F. tivesse uma mana de olhinho rasgado :) (É uma pena que adopção Portugal - China não seja autorizada)
 

Sem comentários: