sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Mundial da Criança


Para mim todos os dias são "Dia da Criança". Todos os dias tento dar e ensinar o melhor tanto à criança que habita dentro de mim, como àquela que eu tive o prazer de apresentar ao Mundo há quatro anos atrás. 
Hoje não será um dia diferente dos outros, faremos igualmente o fazemos nos outros dias, brincamos, sorrimos, abraçamos, beijamos, passeamos... Damos amor, protegemos, cuidamos, educamos. 
Seria um dia para comemorar se soubesse que a partir de hoje todas as crianças tinham direito a ter uma família feliz,  a ter colo, a ter amor, a ter alimentação, a ter saúde, a ter educação, a ter liberdade. Era tão bom que seres tão únicos e especiais não tivessem que passar pela fome, pela dor, pela doença, pelo frio, pela agressão, pela falta de amor e pela solidão.
Costuma-se dizer que tais desejos são uma verdadeira utopia, mas é mentira, alguns não são! Se era possível acabar com a fome no mundo? Claro que sim, bastaria trocar as armas por pão. Se era possível dar amor a todas as crianças? Claro que sim, bastaria trocar o egoísmo, pelo altruísmo e haveria colo para todas as crianças.
Tudo seria possível se nós acreditássemos que podíamos mudar a realidade de algumas crianças deste Mundo! Cada um de nós pode fazer a diferença. Eu sei que é complicado, mas é possível.
Apesar tudo há que continuar a comemorar este dia, porque há precisamente 62 anos, "alguém" alertou o Mundo para a importância da criança e para a necessidade de estabelecer direitos para esta. Foi em 1950, que a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas a implementação deste dia no calendário Mundial.
Com a criação deste dia, os estados membros da Nações Unidas, reconheceram à criança, independentemente da sua cor, raça, religião, sexo e origem nacional ou social o direito, ao afecto, ao amor, à compreensão, à alimentação, aos cuidados de saúde, à educação, à protecção contra todas as formas de agressão/exploração e o direito à PAZ e FELICIDADE!
Assim sendo e depois de tudo o que escrevi aqui. eu vivo este dia com uma parte do meu coração cheio porque tenho um filho lindo que é feliz e muito amado, mas com outra parte do meu coração muito apertada, porque o meu pensamento não consegue se desligar de todas as crianças que nos dias de hoje não têm o direito de ser Felizes! 

Sem comentários: