sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mudança de horários


Com a entrada do F. para a escolinha todas as nossas rotinas tiveram que ser alteradas. A hora das refeições e a hora do dormir foram obrigatoriamente antecipadas. Agora temos que jantar por volta das 20h e deitarmos-nos por volta da 23h. Sim, aqui por casa temos que nos deitar todos à mesma hora, porque o menino F. só dorme quando sabe que os pais estão deitados também e por vezes até adormece na nossa cama. Este era um hábito que já tinha perdido, mas que há cerca de um mês voltou novamente, devido às histórias. 
Para adormecer gosta que leiamos um história... é o ritual dele.... e há livros/histórias estipuladas para mãe e outras para o pai. Há uma semana atrás a mãe é que lia a história.... esta semana calhou ao pai. lol Assim nenhum fica com ciúmes:)
Fico muito contente que o F. goste de livros e de ouvir ler. Quando vamos ao supermercado vai logo para a zona dos livros à procura de um novo. Por vontade dele trazia sempre mais que um, mas não pode  ser... pois desde que ele começou a ir connosco às compras (desde sempre!lol) negociámos que só poderia levar um brinquedo ou um livro e a preços simbólicos (nos livros nem tanto). E quase sempre conseguimos respeitar essa regra, ele tem que aprender que não pode ter tudo o quer, só porque quer.  
Voltando às rotinas, as alterações têm sido muito complicadas, principalmente para mim... lol pois estava habituada a fazer uma data de coisas antes de me deitar (sempre gostei de planificar e organizar o trabalho do dia seguinte, à noite) e agora sou obrigada a relegá-las para a manhã e ainda não me encaixei... Até que porque embora me deite cedo, acabo sempre por adormecer à mesma hora e depois de manhã tenho que me  levantar mais cedo do que era habitual. Por isso sinto que aquelas 2 horas que estou deitada "sem fazer nada" (ou leio, ou vejo um pouco de Tv, ou namoro lol). 
Ok! Sei que também são coisas boas e que fazem falta, mas também sei que me desregulam toda a minha rotina. Mas pronto é tudo uma questão de adaptação, de alterar horários e velhos hábitos.
Acredito que daqui a um mês já devo ter entrado no novo esquema. Mas por agora está a ser difícil.... estou aqui toda "dormente", pois ando com os sonos todos atrasados e não consigo ir "simplesmente tirar uma soneca" pois tenho a ideia pré-concebida que só nos deitamos durante o dia, ou quando estamos doentes ou quando não temos nada para fazer. Podem chamar-me o que quiserem, mas é uma mania que tenho e que piorou desde que o F. nasceu. lol  Por isso como o M. diz só não durmo porque não quero, mas eu sou assim... o que se há-de fazer.... 
Também o M. teve que diminuir as suas caminhadas nocturnas. Como passa muito tempo sentado e adora um bom petisco (e nem o cozinhar o impede de comer), os quilos começaram a aparecer e barriguinha a crescer lol. Assim para combater o sedentarismo ele resolveu começar a andar à volta de 2,6km todas as noites... Por agora as voltinhas estão em stand-by... pelo menos até todos entrarmos no novo ritmo do F. :)
Mas pronto, vale a pena todo o esforço e é por um bom motivo.O nosso menino parece estar a gostar realmente desta nova escolinha, assim como desta nova experiência. Ainda refila um pouco quando acorda e ainda fica a fazer beicinho quando o pai o deixa... mas depois quando regressa a casa, vem todo feliz e cheio de energia e isso é muito bom. É uma alegria para nós vermos que fizemos a escolha certa e que ele está feliz. 

Sem comentários: