sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Apanhados?!


A consulta de ontem não podia ter corrido melhor... ou não! Quando cheguei ao centro de saúde, ao módulo das consultas de recurso pensei que tinha entrado no paraíso, afinal para quem estava a contar apanhar uma seca d'outro mundo, deparei-me com uma sala de visitas vazia, com uma única pessoa sentada. 
Naquele momento fiquei tão feliz! Acho que em nenhuma visita ao centro de saúde fui tão rapidamente atendida.
Claro que "nem tudo o que reluz é ouro" e quando entro dentro do gabinete médico deparo-me com alguém sem bata, frenético e com ar de alucinado. Até aí tudo bem, normalíssimo lol. O pior veio depois.

- Então D. A. o que traz por cá?

- Olhe Dr. no sábado passado tive um ataque de pânico e desde daí tenho tido pequenas crises de ansiedade, muitas palpitações e assim sendo, aproveitando esta situação, quero fazer um check-up para despistar qualquer problema de saúde, para além desta crise psicológica. Queria pedir uma electrocardiograma, um eco-cardiograma, umas análises......

- Calma, D. A, por acaso a senhora sabe o que são ataques de pânico? 
(olhei para ele com cara de "ah? isto não me pode estar a acontecer" e respondi) 

- Por acaso até sei, sou psicóloga e por isso sei muito bem os sintomas e consegui identificá-los todos, mas não é por isso que cá vim...

- Ohh Dra. (o tratamento mudou logo) então até é ridículo ter vindo aqui... até lhe fica mal pedir exames pois não existe doença nenhuma que esteja inerente a crises de ansiedade, percebeu?
(Acreditem, eu pensei que estivesse numa cena de apanhados! Eu não poderia estar a ouvir correctamente... não, não podia mesmo... mas o senhor estaria a chamar-me de burra? Estava mesmo. Com o stress à flor da pele, tentei responder calmamente)

- Desculpe Dr., mas eu sei o tive e também sei que aproveitei toda a situação para vir pedir uns exames. Na primeira e na última vez que tive um ataque de pânico, estava por acaso hospitalizada e o médico do piso fez-me um electrocardiograma, o qual estava óptimo... mas também me sugeriu que quando saísse fosse ao meu médico de família e pedisse um ecocardiograma e outros exames. Até porque no último ecocardiograma que fiz a médica referiu que tinha uma válvula ligeiramente dilatada e que por esse motivo quando me enervo posso bombear mais rápido o sangue, do que é normal. 

- Oh Dra. A., mas você não sabe o que está a dizer....

- Olhe desculpe Dr. mas eu só estou a dizer o que os seus colegas disseram, percebeu... por isso se tem alguma coisa a criticar tem que o fazer com os seus colegas....

- Dra. mas se chega aqui a queixar-se de ataques de pânico, eu tenho que encaminhá-la ou para as consultas de psicologia com a sua colega ou então para a psiquiatria, percebe?
(Mas o que é isto?? Mas onde é que eu estou metida! Por breves segundos pensei estar a enlouquecer..)

- Dr. desculpe-me mas eu não estou aqui a pedir-lhe medicação, nem que me arranje cura para os ataques de pânico, pois isso é trabalho de psicologia e de psiquiatria. Estou aqui simplesmente a pedir-lhe exames para ver se está tudo bem comigo fisicamente, e acho (irónico) que essa é a função da medicina, não é verdade. São coisas distintas e com profissionais diferentes (tinha que o pôr no lugar, "cada macaco no seu galho")

- Claro Dra. eu vou passar-lhe aqui uns exames (até que enfim e despache-se!) mas peço-lhe que tenha cuidado de como fala do seu problema (meu problema???) pois os meus colegas podem pensar que não sabe do que fala! (wtf?!) Sabe que eu sou da opinião que os psicólogos também deviam de fazer um exame final para entrarem na ordem dos psicólogos, como os médicos e outros profissionais, pois existem muitos que não sabem bem o que andam fazendo....
(a sério eu não acreditava no que estava ouvindo.... nem imaginam o estado nervos em que estava! Porra eu só quero a merda de uns exames!)

- Concordo consigo plenamente Dr. Mas esteja certo que não é um exame e uma nota que faz um bom profissional. Afinal temos por aí pessoas com médias altíssimas e que são profissionais totalmente desumanos. E maus profissionais existem em todo o lado como deve saber. Eu terminei o curso há 8 anos e posso dizer que não pertenço à era Bolonha, fiz a minha licenciatura de 5 anos e um estágio de 580 horas.... e sei que sou competente naquilo que faço. 

- Há oito anos Dra.? Então deve conhecer a colega que está aqui no Centro de Saúde...

- Sim Dr. conheço. Foi minha colega de turma e é minha amiga (incha!!! E agora vai perguntar-lhe, besta de merda!Ai que ódio!)

- Olhe Dra. tem aqui os seus exames (finalmente!), mas os ataques de pânico não têm nada a ver com  a medicina (e continuava a provocar-me). Por isso tente relaxar, oiça música, pense em coisas boas, vá ao cinema...

- (Respirei fundo, fiz o meu sorriso mais cínico e respondi-lhe calmamente) Chego à conclusão que não devo ter-me explicado da melhor forma, ou então foi o Dr. não compreendeu que a minha vinda à consulta foi simplesmente para pedir exames de rotina, e não para me arranjar cura para os ataques de pânico. Pois desses trato eu. O erro foi meramente meu em mencionar os ataques de pânico como impulsionador para me preocupar com a minha saúde física. Devia de ter chegado e pedido somente os exames, pois é isso que é normal nestas consultas. Depois quando tiver os exames feitos, volto a marcar consulta. Obrigada e até à próxima Dr.!

- Até à próxima Dra. e relaxe muito! (continua a provocar e apanhas uma!)

Então que acharam desta bela conversa? Engraçada no mínimo... digna de um palhaço, este deve ser mais um médico frustrado que nunca conseguiu ir mais além do que clínica geral. 
Acreditem que nunca pensei quando ali entrei que tudo isto me ia acontecer.... por breves instantes passou-me pela cabeça, mandá-lo à merda e sair dali... Foi uma situação que me deixou completamente nervosa e chateada... saí do centro de saúde completamente f*****! Uma pessoa não se sente bem, anda cansada, stressada, preocupada... vai ao médico e apanha com um tipo pretensioso e com uma grande "panca" aos psicólogos. E não lhe pedi eu a ecografia mamária...senão ainda dizia que eu era uma hipocondríaca e se lhe tivesse pedido a receita de Unilan 0,5mg, encaminhava-me de certeza para a psiquiatria... 
Por isso vim de lá, com umas análises ao sangue e urina, um raio-x ao tórax e um electrocardiograma.... e já tive muito sorte!! O ecocardiograma era muito caro.... eu não valia tal preço...
Enfim ainda hoje continuo a remoer toda esta situação e não a consigo engolir de maneira nenhuma. Não posso admitir que coloquem a minha competência profissional em questão, pois se há coisa que eu tenho a certeza que sou realmente boa (modéstia à parte) é naquilo que faço. Para além de ser uma óptima profissional, tenho algo que poucos profissionais de saúde têm... sou humana. 
Acreditem que isto não fica por aqui, pois tenciono remarcar consulta com ele.... e dessa vez desanco-o de vez! Ou não me chame eu Alminhas!

2 comentários:

C*inderela disse...

acho que teria berrado: passa a merd* dos exames ou não?
Eu não tenho paciência para bate papos parvos.
Mas realmente o serviço nacional de saúde está mais eficaz. a última consulta que tive, há uns meses atrás, foi bastante rápida, tanto na marcação como no tempo de espera na sala. a minha alma ficou parva,

bjokas

Alix disse...

pois é Alminhas, há que ter muita paciência para aturar certas pessoas. calma, não te enerves :)