quinta-feira, 8 de março de 2012

Um dia que não deve ser vulgarizado


Hoje é um dia importante, do qual devemos nos orgulhar enquanto mulheres detentoras de direitos e liberdade. É preciso lembrar que hoje podemos comemorar este dia, porque nascemos numa cultura e sociedade onde mulheres únicas e destemidas desafiaram tudo e todos e lutaram pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Exercemos o direito de voto, temos cargos profissionais similares aos dos homens, ainda não ganhamos tanto como eles, é verdade, mas podemos dizer que temos um papel na sociedade onde vivemos.
Por tudo o que conquistámos e por tudo aquilo nos ajudaram conquistar devemos acima de tudo honrar este dia, respeitá-lo, ter orgulho e vive-lo com a mesma intensidade todos os dias. Não devemos vulgarizá-lo com festividades ridículas e muito menos aderir às inúmeras campanhas comerciais que promovem este dia com propostas de jantares de mulheres, bebidas à borlix, shows de striptease masculino… etc…  
Não devemos esquecer dos milhões de mulheres que pleno séc. XXI continuam a ser escravas de culturas e sociedades fechadas, oprimidas, que consideram o ser que gera vida pior que lixo. Sim, porque até o lixo pode útil e reciclado, mas existem culturas em que as mulheres não valem nada, logo não são dignas de quaisquer direitos humanos, económicos, sociais ou políticos.
Para concluir, muito já foi feito e conquistado, mas ainda há muito para fazer e muitas mulheres para libertar. Por isso há que festejar este dia lutando para que as mulheres de hoje e de amanhã que ainda se encontram fechadas para a dignidade e para a igualdade, possam ser libertadas e usufruam deste dia com o mesmo orgulho e felicidade que eu hoje o faço!

Sem comentários: