sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

"As praxes preparam-nos para a vida"

Anda uma mãe e um pai a criar e a educar um filho para ele ser submetido a isto!
Esta é a resposta de uma jovem universitária quando questionada sobre a importância das praxes. Pergunto-me como é que alguém no seu perfeito juízo pode dar uma resposta desta. O que é que esta "miúda" tem na cabeça? Como é que ela conseguiu entrar para uma universidade? Será que são as humilhações, as ordens tiranas e agressivas, as "brincadeiras" obscenas que nos preparam para a vida e para o mercado de trabalho? Será que o futuro deste jovens é serem autênticos cãezinhos amestrados?
O pior é que muitos dos jovens anseiam pela a entrada na universidade simplesmente por causa das praxes. É o grande marco das suas vidas. Qual é a piada de sermos humilhados, ofendidos, forçados a fazer a algo? Onde está o respeito pela liberdade, pelos direitos humanos? Como é que se permite que alguém coloque a nossa vida em risco? 
O mais grave disto tudo é que a maioria dos pais não sabe, nem sonha o que os filhos andam a fazer, enquanto eles dão o que têm e o que não têm para lhes pagar os tão desejados cursos. E depois quando acontecem estas tragédias e são apanhados num remoinho de informações, é óbvio que a revolta tem que se virar contra alguém. A culpa é de todos, dos que mandam e dos que obedecem. Contudo eu defendo que a maior culpa é daqueles que obedecem, porque se não houvesse ninguém a "alimentar" estes alter-egos dos duxes, eles nem sequer existiriam. 

Deixo-vos aqui um texto que o autor do blog Pés no Sofá publicou recentemente e que expressa literalmente aquilo que muita gente (incluindo eu) gostaria de dizer ao Dux João Gouveia.

Sem comentários: