quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Carnaval já não é o que era...


Na sexta-feira o F. teve o desfile de Carnaval na sua escolinha e estava um Spider-Man todo charmoso. Foi o primeiro ano que ele se mascarou e apesar de adorar o fato de homem-aranha, de vesti-lo e de gostar de toda a bajulice que se cria à volta dele, vejo na cara dele que não acha muita piada ao Carnaval.
No sábado fomos ao aniversário de uma amiguinha e eu perguntei-lhe se queria vestir o fato e ele disse assertivamente que não. E ainda bem que não o vestimos, pois na festa não havia uma única criança mascarada. Imaginem o trauma que ia causar na criança! 
Depois do aniversário fomos ao supermercado e aí é que vimos uma ou duas crianças vestidas, porque de resto não vimos muito movimento que indicasse que estávamos no Carnaval. 
Pessoalmente e actualmente até nem acho muita piada a esta celebração, mas lembro-me que em criança, adolescente e em pré-adultice vibrava e ansiava por estes dias... Adorava mascarar-me, sair à rua, pregar partidas.... enfim, acho que a tradição já não é o que era!
Até no dia de Carnaval, quando convenci, sim tive mesmo que convencer, o meu filhote a vestir-se novamente de Spider-Man para irmos ao parque e para visitar a sua bisavó e tios, é que vi p'ra aí umas seis crianças mascaradas... Fiquei um pouco triste por tal constatação, mas pronto, se todos forem iguais ao F.  até compreendo aqueles pais. Porque embora o F. goste de vestir o seu fato, noto que ele não gosta de ter uma data específica para o fazer, muito pelo contrário...até o aborrece!
E se calhar é ele que tem razão, pois todos dizemos que é óptimo para as crianças (até uma certa idade) brincarem ao faz-de-conta, mas depois limitamos-lhes esse brincar a três dias do ano. Sim, porque nem todos os pais achariam muita piada a que os filhotes fossem vestidos de polícia, palhaço, abelha, michey para a escola noutros dias do ano... Ou achariam?

Sem comentários: