segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um Mês de Escolinha


O tempo passou a voar e o que é bom é que nem eu, nem tu - meu filhote lindo - o sentimos passar. É uma alegria ver-te ir para a escolinha todos os dias bem disposto e feliz. 
Não choras, não fazes birras, acordas todo simpático (claro que é preciso respeitar os teu ritmos... primeiro o leitinho e depois o banho  matinal) e já não queres ficar em casa. 
O melhor de tudo é o facto de ter passado um mês inteirinho e tu não teres adoecido. Eu e pai até tínhamos medo de mencionar o assunto. Mas parece que tudo mudou e que esta nova escolinha foi a melhor decisão que tomámos. 
Agora tenho a certeza que fiz o que era melhor para ti quando te retirei da outra escola em pleno ano lectivo (Março). Não sentia segurança, não sentia que aquele fosse o melhor lugar para ti... Andavas triste, choravas porque não querias ir para a escola, não gostavas de ninguém e estavas sempre a ficar doente. Quando decidimos que já não irias mais sentimos medo que tivéssemos a ceder ao teu mimo... Mas algo sempre me disse o contrário. O pai também sentia que alguma coisa se passava, a conversa de todos os elementos da escola era muito bonita, mas algo falhava, ainda não sabemos o que era e nada podemos provar, mas o feeling não era bom e quando começaram a colocar muitas restrições (o pais não participariam nos aniversários, nem nas festas de Natal, Páscoa, para as crianças não ficarem excitadas, os pais não podia entrar nas salas de actividades, etc) e começaram a fazer observações menos "normais e próprias" (estavam sempre a criticar o facto do F. ser uma criança magra, embora comesse muito bem e de aparentar ser uma criança frágil, pois ficava muito vezes doente), decidimos que tínhamos que fazer alguma coisa para te proteger. 
Desde de Junho de 2010 até Março de 2011, todos os meses o meu amor ficava doente, ia à escola uma semana, tinha que ficar em casa duas semanas e assim consecutivamente. Primeiro achávamos que pudesse ser normal, pois todas as crianças que vão para a creche ficam doentes.... Mas tantas vezes não podia ser de forma alguma aceitável.... algo se tinha que passar na escola. As condições que tanto se gabavam nem sequer deviam de existir. Dos nove meses que ele frequentou a escola, só deve ter usufruído de três meses! Todos os meses tinha que lhe dar ben-u-ron e brufen... pois ficava sempre constipado e com febre. 
Em Março fartei-me de vez de ver o meu filhote sempre doentinho (adoeceu no Dia do Pai e eu ainda fui acusada pela a Educadora de ser má mãe, pois o menino tinha feito a prenda do pai e como ele estava doente e não iria à escola, não a poderia dar ao pai. Acreditam nesta cena?!) e decidimos retirá-lo da escola e fazer a prova dos nove....  A verdade é que desde Março até hoje, o meu filhote somente teve uma otite... nada mais... Mesmo andando no terraço, apanhando sol e fazendo todas a traquinices próprias de uma criança da sua idade, nunca mais adoeceu! Acabaram-se ben-u-rons, brufens e xaropes para a tosse e expectoração. 
Agora com a entrada na nova escolinha, estávamos com receios, mas o certo é que o primeiro mês foi "fabulástico" lol. O meu pequeno anda feliz, adora a escolinha, os amigos, as educadoras e a comida. Sinto que ele está bem e seguro. 
Interage e comunica muito mais, adora cantar, dançar e está muito mais obediente (arruma os seus brinquedo).
Estamos muito felizes por ele estar a adaptar-se tão bem à sua nova rotina. Porém são muitas as vezes que pensamos sobre o que se passaria na realidade na outra escola. O que aconteceria para ele não ser feliz lá e para estar sempre a adoecer? Questionamos-nos sobre a postura da educadora perante todas as situações e sobre a sua competência para cuidar e estimular todas aquelas crianças. E quando começamos a pensar em tudo isto sentimos o coração a ficar apertadinho pois não queremos sequer ponderar o facto do nosso filho nem sempre ter sido bem tratado.... 
O que de certa forma me alivia a consciência foi o facto de nunca o ter obrigado a ir... se o via muito angustiado, não ia e pronto. (atitude essa sempre reprovada pela educadora! Mas hoje sinto e tenho a certeza que fiz o que era certo). 
Mas pronto, o que importa é que já passou, que ele não ficou traumatizado com toda essa situação e que agora vai à nova escolinha na "boa". Ele fica tão lindo com a sua mochila às costas.... parece um menino grande, todo orgulhoso. E eu sou uma mãe muito babada e feliz por ter o melhor filho do mundo e arredores ;)

1 comentário:

Alix disse...

ainda bem que o teu menino se está a dar bem agora :D