terça-feira, 18 de outubro de 2011

Baptizado em Dezembro


Mas quem é que se lembra de baptizar uma criança em Dezembro, ãh? 
Pois é, a verdade é que alguém se lembrou, porque aqui a je ontem recebeu um convite para um baptizado em pleno mês natalício. O pior é que há grande probabilidade de se realizar no dia do meu aniversário... E não, infelizmente não me posso descartar de ir... 
Assim sendo, como se não bastasse o mês de Dezembro já ser um mês rico em despesas devido ao Natal, Passagem de Ano e muitos, muitos aniversários de família, amigos e afilhados, ainda me arranjaram mais esta "pequenina" despesa. 
E é despesa por várias razões: 
- Realiza-se a 400km da zona onde moro, num sítio onde faz um frio de congelar a mioleira;
- A cerimónia é à tarde, seguida de jantar, o que faz com que tenhamos que dormir lá - Alojamento;
- Tenho que comprar roupa (o que não fazia parte dos meus planos até à chegada dos saldos, pelo menos para mim e para o M.)
- Tenho que comprar prenda de baptizado e sinceramente não sei o que vou comprar.

O que é que se oferece a uma criança de 9 meses de idade que já tem tudo? (quando digo tudo, é tudo mesmo). E não me apetece, nem gosto de oferecer dinheiro! 

Por acaso não querem ajudar aqui a je, e dar algumas ideias? Eu agradecia muito:)

Sinceramente não sei como vou conseguir gerir o orçamento do mês de Dezembro! Será que não podiam esperar pelo Verão e por um mês menos complicado?! Eu fico mesmo chateada com estas coisas. Se o bebés ainda não percebem nada do que estão a fazer, porquê baptizá-los tão pequenos?! Eu também fui baptizada com 10 meses e mesmo assim não entendo o porquê de não esperarem por a criança ser mais velhinha para poder usufruir do momento... não digo da cerimónia religiosa em si, mas pelo menos da festa! Eu defendo que é um acto de puro egoísmo dos pais... a criança é que "molha" a cabeça (sem ofensa para os religiosos fanáticos) e os outros é que usufruem da festa com direito a bolo e a prendinhas. Acho tudo isto uma verdadeira farsa!
Eu ainda não quis baptizar o F. por causa disto mesmo, se a cerimónia é dele, ele tem o direito de usufruir de tudo... por isso só se baptizará quando tiver idade para aproveitar. Por vontade do pai, já tinha sido, mas depois de lhe explicar toda a minha teoria ele compreendeu e até viu a lógica da coisa. Graças a Deus!!
Mas pronto, como toda a gente tem o direito de pensar de forma diferente da minha, em Dezembro lá vou comer bolo às custas de uma criança que não vai perceber porque raio lhe estão a deitar água gelada na "marmita" (sim, não acredito que aqueçam a água, porque senão deixaria de ser água santa! ironia) e porque raio estão uma data de malucos a rir feitos parvinhos para ela e a partirem um bolo, se nem sequer é o dia do seu aniversário (como se ela tivesse idade para compreender o acto em sim). 
Enfim. Quem sou eu para achar o que quer que seja?

O melhor mesmo é ficar por aqui....

Até logo... vou trabalhar, porque tenho muito para gastar em Dezembro!Grrssssssss

2 comentários:

Dina disse...

Tem calma ;) Percebo totalmente a tua lógica. E concordo plenamente com ela. Mas a minha vertente religiosa ditar-me-ia baptizá-la mais cedo: crenças. Se pudesse baptizaria um filho no dia do seu primeiro aniversário...

Em relação à prenda, não é nada fácil. Ouro nunca. Dinheiro é uma boa opção mas não gostas. Brinquedos é estranho. Já há pacotes de experiências para bebés mas percebi que não são de Lisboa/ Porto. Não é nada fácil. Roupinha? Moldura digital? Não é bem para a criança, seria mais para os pais... Enfim, acho que te baralhei ainda mais ;)

Alminhas disse...

Neste caso não é o facto de baptizar a criança em bebé que me irrita, pois cada um faz como achar melhor e eu não tenho nada a ver com isso. Sei que segundo a igreja quanto mais cedo a criança for baptizada, melhor. Respeito tudo isso, embora eu pense de forma diferente e sou católica.
Contudo o que me chateia mesmo é ser em Dezembro, é ser numa terra muitooo friaaa, é ter que fazer 4 horas de viagem, é ter que gastar dinheiro numa altura onde as despesas são imensas... Isso sim, chateia-me e muito. Mas pronto, tudo se há-de resolver. Em relação à prenda estou a pensar no assunto e para além de algumas ideias que sugeriste, também pensei noutras... Mas fiquei baralhada... em relação ao ouro, não é tradição oferecer peças de ouro no baptizo da criança? Eu pessoalmente não gosto de oferecer, mas pensava que fosse costume...
Beijocas