terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mais uma para Setembro... Em quantas já vamos?


Pois é, informo que o mês de Setembro foi oficialmente banido do meu calendário anual. Porquê? Porque é o mês da "caca", tudo o que é m**** acontece neste mês! E ontem foi dia. INEM, Bombeiros, Polícia... familiar idosa (89 anos de idade) caída há quase quatro dias em casa, perna fracturada, sem comer, sem beber, sem tomar a medicação para o coração e a gritar compulsivamente e ninguém a ouviu. Para que conste as janelas estavam abertas e a senhora tem vizinhos, ao lado, à frente, atrás... mas ninguém a ouviu!! 
A família directa da  idosa encontra-se a 300 km de distância e o único apoio dela no Algarve somos nós, que embora sejamos família afastada, sempre convivemos com ela e com marido. Para mim são como avós. Ele faleceu em 2003 com Alzheimer e ela tem continuado a fazer-nos companhia. Costumamos fazer-lhe as compras, ir com ela ao médico e falamos com ela todas as semanas. Ela  também frequenta o centro de dia e o neto liga-lhe todos os dias. 
Este fim-de-semana por azar e por pequenas merdinhas que me afastavam do telefone sempre que pensava em ligar-lhe (e tantas que foram as vezes, parecia intuição!), acabei por não lhe ligar... ora era o F. a exigir atenção, ora eram as horas.... Mas como normalmente o neto telefona-lhe todas noites e quando não consegue falar com ela, liga-nos a perguntar por ela, ou para irmos lá a casa dela ver se está tudo bem, não fiquei muito preocupada. Porém este fim-de-semana ele também não conseguiu ligar-lhe. E foi assim que a coisa se deu e ninguém deu por nada. Só ontem, quando ligaram do centro de dia a dizer que a tinham ido buscar e ninguém atendeu a porta (algo raro nela!) é que fomos alertados. O neto ligou-me e na minha cabeça surgiu-me o filme todo. Não podia ser nada bom. A minha mãe ainda tentou amenizar a situação, mas eu sentia na pele que alguma coisa má tinha acontecido. Eu não podia sair de casa... lá foi a minha mãe... Toda eu tremia, pensava no pior e no facto de não lhe ter telefonado...
A minha mãe foi ver o que se passava e pobre coitada tremeu quando não conseguiu meter a chave na porta... chamou a medo por ela  e respirou de alívio quando a ouviu do outro a lado a pedir ajuda... que tinha caído ao sair da banheira, que tinha a perna partida, que estava assim desde sexta-feira. Apesar de tudo, estava viva, lúcida, consciente e isso era o mais importante. Chamou-se bombeiros, INEM, polícia... avisámos o neto. Por incrível que pareça a resposta foi imediata e ajuda chegou logo. Agora ela está no hospital, à espera de ser operada. Os bombeiros disseram à minha mãe que ela foi uma "survivor", que se fosse no Inverno ela não teria sobrevivido. 
Eu fiquei lívida e de coração apertado... ainda estou... esta "culpa" de não ter ligado não me sai dos ombros e dói-me pensar nas dores, no sofrimento e no medo que ela passou nestes três dias! Sozinha!
Questiono-me ainda como ninguém a ouviu. Será que não ouviram mesmo? Ou será que preferiram ignorar? Se eu conseguia ouvi-la falar, através do telemóvel, quando a minha mãe estava do lado de fora da porta.... será que ninguém dos apartamentos aos lados a ouviu?! Tenho as minhas dúvidas. Mas isso agora já não importa.
Agora quero é que a operação corra bem e que ela tenha uma boa recuperação. Depois já sei que o mais certo é a família levá-la para um lar na zona de residência deles..., mas pronto, tal como diz o M. talvez seja o melhor para ela, pois aí não estará sozinha.
E é por mais esta e por todas as outros que eu não gosto de Setembro.  

Desculpem o testamento... mas precisava de deitar para fora.

2 comentários:

nos"entas!!!! ( e feliz) disse...

inacreditavel mesmo, eu por acaso acho que as pessoas estão demasiado frias e que não páram para ajudar ninguem...
Nao imagino as dores que ela suportou durante 3 dias...
As melhoras dela e as tuas ....paz nessa alma caridosa...
quanto a setembro....tem coisas BOAS!! ó eu aqui :)))

Soneca disse...

Só por curiosidade: já paraste para fazer as contas a quantas pessoas da tua família já partiram pernas? lolol
Pensa lá bem. Deve ser Karma de família! lolol